ÚLTIMAS GALERIAS
Agricultura familiar ganha plataforma de vendas online da Produção Agroecológica em São Raimundo Nonato - Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

03/04/2019 às 10h04min - Atualizada em 03/04/2019 às 10h04min

Agricultura familiar ganha plataforma de vendas online da Produção Agroecológica em São Raimundo Nonato

Os pedidos dos produtos podem ser feitos diariamente, com entregas nas terças e quintas-feiras. Confira no site.

Agricultura familiar ganha plataforma de vendas online da Produção Agroecológica em São Raimundo Nonato

 


            O NEA- Núcleo de Estudos em Agroecologia do IFPI, campus de São Raimundo Nonato, afirma que a aquisição de produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar promove valores cada vez mais exigidos pelos consumidores: sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, valorização da cultura local e da produção regional, geração de trabalho e renda e, consequentemente, desenvolvimento local sustentável. Pensando nisso, desenvolveu em parceria com A APASPI- Associação dos produtores e produtoras Agroecologicos do Semiárido Piauiense, a primeira plataforma de venda pela internet “Orgânicos Zabelê” para promover vendas dos produtos orgânicos da agricultura familiar do município de São Raimundo Nonato.


            A plataforma já está funcionando e conta com uma diversidade de produtos orgânicos disponíveis para a venda: São leguminosas hortaliças e frutas de base agroecológica produzidas na comunidade Novo Zabelê. Os consumidores e consumidoras já podem fazer seus pedidos diretamente no site e receber no conforto de sua casa nas terças e quintas-feiras. Confira no endereço: http://www.organicosrn.eco.br/.


 


O Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus São Raimundo Nonato, vem promovendo a articulação dos pequenos produtores e o mercado com enfoque de cadeia de valor e desenvolvendo estratégias centradas na sustentabilidade.  Outro exemplo é a “Feira no Campus” que é realizada na segunda quarta-feira de cada mês, no campus de São Raimundo. A feira agroecológica  promove o encontro do/a agricultor/a familiar com o consumidor, estreitando a relação do produtor e consumidor, momento em que se conhece a história do produto que está adquirindo, de onde vem e como é produzido, gerando a segurança do consumo de alimento livre de agrotóxico e produzido com muito amor.


            A APASPI vem se fortalecendo com as experiências exitosas de produção de base agroecológica, de certificação orgânica, conquistando selo de produto orgânico a sua produção, tem reforçado também a importância das sementes criolas nesse processo de geração e promoção da segurança alimentar e nutricional, que imprime sua identidade. A APASPI vem conquistando espaços, sempre caminhando em parcerias importantes como Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Diaconia, NEA- Campus São Raimundo Nonato, dentre outros.


  


Fonte: Elaine Poeta/ Comunicadora Popular da Cáritas Dioscesana de SRN



AUTOR/FONTE:

Ascom

([email protected])

COMENTE
VEJA +

Entidades do FPCSA

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados

Rua Aguinelo Pereira da Silva, n° 3135 – Bairro São João - CEP: 64045-440

Teresina Piauí - Ascom do FPCSA: 86 9956-1389 / 8156-7556

E-mail: [email protected]

Site desenvolvido pela Lenium