ÚLTIMAS GALERIAS
Piauí reúne agricultores de todo o Estado em Encontro Estadual de Sementes Crioulas - Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

20/05/2019 às 00h10min - Atualizada em 20/05/2019 às 09h09min

Piauí reúne agricultores de todo o Estado em Encontro Estadual de Sementes Crioulas

Dezenas de agricultores e agricultoras de várias cidades do Piauí se reuniram em dois dias de evento realizado na cidade de Pedro II.

Piauí reúne agricultores de todo o  Estado  em Encontro Estadual de Sementes Crioulas

Dezenas de agricultores e agricultoras se reuniram nos dias 16 e 17 de maio, no município de Pedro II-PI, no Encontro Estadual de Sementes Crioulas do Programa Sementes do Semiárido, da Articulação Semiárido Brasileiro (Asa Brasil). O evento, que teve como tema: “Sementes da Fartura: base da soberania alimentar, autonomia produtiva e da diversidade de culturas de cada região”, também contou com a presença de membros dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, técnicos, pesquisadores e professores da área agrícola.


 Os agricultores e agricultoras presentes no evento fazem parte das mais de 200 Casas de Sementes crioulas comunitárias que existem no Piauí.  Além dos momentos de trocas de saberes e sementes, foram discutidos assuntos relacionados ao funcionamento das casas de sementes no Piauí, testes de transgenia nas sementes utilizadas pela agricultura familiar, e a importância das organizações parceiras nas políticas públicas de sementes, como estratégias de fortalecimento da “Rede de Sementes da Fartura no Piauí”.


  


O evento também teve momentos de capacitações, como o da palestra “Sementes Crioulas Animais” ministrada pela pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, Adriana Mello de Araújo, que falou sobre a importância de manter as Sementes Crioulas animais como preservação do patrimônio genético e como segurança alimentar; e da Palestra “Agrotóxico X Alimentação”, ministrada pelo Professor Flávio Crespo do IFPI, que trouxe um dado alarmante sobre o uso de agrotóxico no País e o perigo da produção de alimentos com agrotóxicos.


 


  Sociólogo Carlos Humberto Campos da Cáritas


Entre palestras e apresentações de Power Points as principais riquezas do encontro estavam na troca de informações e sementes entre os agricultores. Essa foi a ideia do Centro Regional de Assessoria e capacitação – CERAC, ao pensar o Encontro de Sementes, juntar o técnico e o popular para construção do conhecimento, como explica o Coordenador do Programa Sementes do Semiárido, pelo Cerac, José Maria Saraiva:


  José Maria Saraiva 


“Nossos agricultores tem muita sabedoria da prática para nos fortalecer na busca de melhorar a vida deles lá no campo. Os técnicos, pesquisadores, professores que estão aqui sabem disso e querem colher desse conhecimento, por isso é uma troca de experiência, a gente traz e leva conhecimento”.


 Durante o evento, o deputado Francisco Limma apresentou o projeto de lei, de sua autoria, que institui a Política de Incentivo aos Bancos Comunitários de Sementes e Mudas tradicionais no Piauí. Segundo o deputado, que construiu o projeto com a ajuda de organizações da sociedade civil, o objetivo do projeto é proteger a biodiversidade e conhecimentos acumulados ao longo dos séculos pelas comunidades de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas.


 Deputado Francisco Limma


O projeto prevê instrumentos de incentivo à agricultura familiar e de fortalecimento da agroecologia, como a garantia de que pelo menos 30% das sementes distribuídas pelo governo sejam de sementes crioulas ou nativas, promovendo a preservação das espécies locais e a produção de alimentos saudáveis para a população.


            O projeto de lei do banco de sementes e mudas crioulas prevê ainda a criação do selo “Sementes e Mudas da Fartura”, legitimando os produtos da agricultura familiar a partir de sementes crioulas e da produção agroecológica.



 


  



 


Jornalista Paula Andreas/Comunicadora Popular do Cerac



AUTOR/FONTE:

Ascom

([email protected])

COMENTE
VEJA +

Entidades do FPCSA

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados

Rua Aguinelo Pereira da Silva, n° 3135 – Bairro São João - CEP: 64045-440

Teresina Piauí - Ascom do FPCSA: 86 9956-1389 / 8156-7556

E-mail: [email protected]

Site desenvolvido pela Lenium