ÚLTIMAS GALERIAS
Paiol das Sementes da Fartura é inaugurado em Pedro II – PI - Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

08/01/2020 às 15h56min - Atualizada em 09/01/2020 às 15h56min

Paiol das Sementes da Fartura é inaugurado em Pedro II – PI

Representantes de diversas organizações se reuniram na sede da Obra Kolping em Pedro II para inaugurar e discutir o funcionamento do Paiol, que tem por objetivo preservar e resgatar as sementes crioulas daquela região.

Paiol das Sementes da Fartura é inaugurado em Pedro II – PI

Base da soberania alimentar, as sementes crioulas são consideradas patrimônio genético e cultural da nossa sociedade, pois sem  elas a agricultura familiar não existe. Por isso, para fortalecer e garantir a sustentabilidade deste bem precioso, um movimento mundial de preservação e conservação das sementes é realizado. No município de Pedro II, norte do Piauí, várias iniciativas estão sendo feitas para fortalecer essa luta, como o Paiol das Sementes da Fartura, inaugurado na ultima segunda-feira (06) pela Kolping Estadual do Piauí, sociedade civil organizada e outras representações locais.


Representantes dessas diversas organizações se reuniram na sede da Obra Kolping em Pedro II para inaugurar e discutir o funcionamento do Paiol, que segundo Raimundo João, coordenador da Kolping no Estado do Piauí, tem por objetivo preservar e resgatar as sementes crioulas daquela região.  “Queremos que o paiol seja o apoio no resgate e preservação das sementes crioulas da região de Pedro II. Nessa reunião também viemos discutir o funcionamento e a ideia é que todas essas entidades se juntem nessa luta por nossas sementes da Fartura”, disse Raimundo João.


Segundo o representante da Obra Kolping, o Paiol deve também servir como “Casa mãe”, onde são guardadas amostra das sementes crioulas de cada região.


O recurso utilizado para reforma do local e para compra das sementes que já abastecem o Paiol é oriundo de recursos próprios da Obra Kolping do Piauí e Obra Kolping do Brasil. O projeto pretende comprar 5 mil kg de sementes diversas para atender os agricultores em suas necessidades para plantio, mas no momento o paiol já possui sementes de milho, que já está atestado após ser feito o teste de transgenia, arroz, feijão e gergelim.  “Essas sementes já estão disponíveis para o agricultor e agricultora se precisar tomar emprestado, ou comprar também se quiser, porque pode ser que alguns prefiram comprar ao invés de devolver o dobro do que pegar”, explica Raimundo João.


O Paiol das Sementes da Fartura fica localizado na Rua Antônio Benigno, 478, próximo à igreja Matriz de N. S. da Conceição, no centro de Pedro II. O local será aberto às segundas e sextas-feiras pela manhã para atender os agricultores e agricultoras da região. “Vai ter pessoas para orientar e preencher as fichas dos agricultores que procurarem o local, na época da safra será tempo de devolver o empréstimo para que a casa tenha sustentabilidade e assim vamos fortalecendo nossa agricultura familiar,” finaliza Raimundo João.



AUTOR/FONTE:

Ascom

([email protected])

COMENTE
VEJA +

Entidades do FPCSA

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados

Rua Aguinelo Pereira da Silva, n° 3135 – Bairro São João - CEP: 64045-440

Teresina Piauí - Ascom do FPCSA: 86 9956-1389 / 8156-7556

E-mail: [email protected]

Site desenvolvido pela Lenium